Forum MagicJebb - Seu espaço de discussão de Magic the Gathering na web!
It is currently Mon Sep 06, 2010 9:42 pm

All times are UTC - 4 hours [ DST ]

Forum rules

Esta área é dedicada apenas a assuntos relacionados ao Magic. Mensagens sobre assuntos que não têm relação com Magic podem ser postadas na seção Regiões Indômitas - Discussão Geral, ou poderão vir a ser excluídas.

Post new topic Reply to topic  [ 8 posts ] 
Author Message
 Post subject: Legendas de cartas em português
PostPosted: Fri Jul 16, 2010 6:23 pm 
Zumbi
Zumbi

Sou iniciante com cartas Magic e há pouco tempo comprei meu primeiro lote de cartas para aprender a jogar. Nesse lote, de 100 cartas de vários set e expansões, mais da metade estão em inglês e o restante está em português. Como sou iniciante, e tenho jogado com outros mais iniciantes ainda, o idioma dificulta um pouco. Eu até consigo traduzir o efeito das cartas, mas por ser iniciante, gostaria de algo mais prático para mim e para os com quem jogo: uma lista com legendas em português para as minhas cartas em inglês. Pelo que já procurei na Internet existem sites com a tradução das cartas (Vide http://gatherer.wizards.com e http://www.magicjebb.com.br). Porém, nesses site eu tenho de buscar as cartas uma a uma, ou no máximo, set a set, o que é um problema. Teria de visitar uma página para cada carta, copiar a tradução, tabular... Hoje tenho menos de 100 cartas em inglês, mas se amanhã tenho mais 100, e depois outras 100, essa solução dá um trabalhão. O que eu desejo: um site ou um software ou qualquer outra coisa onde eu insira minha lista de nomes de cartas em inglês e receba a tradução dos efeitos e do tipo de carta - e altamente desejável, se possível, também das citações. Também serviria se eu pudesse baixar uma lista tabulada (Excel, CSV, etc) contendo os nomes das cartas em inglês e a tradução dos textos. Com isso eu conseguiria gerar uma legenda automaticamente, tendo apenas o trabalho de catalogar minhas cartas. Alguém pode indicar algo que faça isso ou alguma outra solução para o meu problema? Obrigado a todos.

Profile  

Post subject: Re: Legendas de cartas em português
PostPosted: Fri Jul 16, 2010 8:30 pm 
Mago
Mago

Olha...
A única solução que eu conheço é
http://www.magicjebb.com.br/
http://magiccards.info/
e
http://gatherer.wizards.com/Pages/Default.aspx

O trabalhão será enorme mesmo...
ou vc simplesmente decora o efeito e esquece que elas estão em inglês, igual eu ^^

Profile  

PostPosted: Mon Jul 19, 2010 10:55 am 
Zumbi
Zumbi

Ranahr wrote:
Olha...
A única solução que eu conheço é
http://www.magicjebb.com.br/
http://magiccards.info/
e
http://gatherer.wizards.com/Pages/Default.aspx

O trabalhão será enorme mesmo...
ou vc simplesmente decora o efeito e esquece que elas estão em inglês, igual eu ^^

Realmente é mais fácil aprender os efeitos mentalmente. Porém, eu gostaria de uma solução genérica para iniciantes, que minimizasse as - possíveis - dificuldades que o idioma pode trazer.

Profile  

PostPosted: Mon Jul 19, 2010 2:47 pm 
Comandante de Guerra
Comandante de Guerra

Quote:

É bricandeira (se bem que é bem útil)... vai jogando sem se preocupar com isso, lê a carta e tenta entender o que ela faz.
Na dúvida entra no gatherer.wizards.com e da uma lida nas regras para aquela carta... depois de um tempo você vai estar pegando carta em chinês / japonês / italiano / russo e vai saber o que ela faz =]

Profile  

PostPosted: Mon Jul 19, 2010 3:47 pm 
Zumbi
Zumbi

mei wrote:
Quote:

É bricandeira (se bem que é bem útil)... vai jogando sem se preocupar com isso, lê a carta e tenta entender o que ela faz.
Na dúvida entra no gatherer.wizards.com e da uma lida nas regras para aquela carta... depois de um tempo você vai estar pegando carta em chinês / japonês / italiano / russo e vai saber o que ela faz =]

Hehe, sim, os links são bem úteis. Mas esclarecendo: meu problema (Ou proposta) não é traduzir as cartas ou jogar com as cartas em inglês, mas fazer isso de forma sistemática, para mim e para outros que estejam iniciando com o Magic.

Profile  

PostPosted: Mon Jul 19, 2010 6:15 pm 
Administrador
Administrador

A parte que eu gostei nessa história, e que me parece ser um excelente diferencial pro site magicjebb é a opção de uma busca múltipla, em que se digita/copia-cola uma lista de cards e o site procura todos de uma vez, exibindo um resultado diferente do convencional, pro internauta poder ver uma por uma as cartas que ele procurou, todas juntas.

Estou com uma equipe desenvolvendo um site novo pra magicjebb. Vou ver se consigo incluir essa opção de busca múltipla nas modificações, mas como o serviço já foi definido e pago, talvez eu não possa fazê-lo. Mas com certeza é uma excelente idéia pra incrementar o sistema de busca, principalmente para quem tem a lista de um deck completo e quer ver o que faz cada um dos cards listados, em uma única busca.

Valeu a dica, Eduardo.

Profile  

PostPosted: Mon Jul 19, 2010 7:21 pm 
Arqueiro
Arqueiro

magicjebb wrote:
A parte que eu gostei nessa história, e que me parece ser um excelente diferencial pro site magicjebb é a opção de uma busca múltipla, em que se digita/copia-cola uma lista de cards e o site procura todos de uma vez, exibindo um resultado diferente do convencional, pro internauta poder ver uma por uma as cartas que ele procurou, todas juntas.

Estou com uma equipe desenvolvendo um site novo pra magicjebb. Vou ver se consigo incluir essa opção de busca múltipla nas modificações, mas como o serviço já foi definido e pago, talvez eu não possa fazê-lo. Mas com certeza é uma excelente idéia pra incrementar o sistema de busca, principalmente para quem tem a lista de um deck completo e quer ver o que faz cada um dos cards listados, em uma única busca.

Valeu a dica, Eduardo.

Como já trabalhei com desenvolvimento de sites, acho que se assinou um contrato (normal né) e o já foi tudo aceito, o pessoal até faria mas cobraria mais do que se isso tivesse sido incluso no projeto inicial.
A busca múltipla daria mais trabalho para se fazer (analisar o texto, checar erros de grafia, etc) mas seria possível e interessante também.
O site já é muito manero por fornecer essa possibilidade de ter as informações traduzidas. Se tivesse mais opções de filtros, como site do Gatherer (nem digo tudo, porque é pegar mais pesado) já estaria de bom tamanho (menos a parte de procurar cartas no Gatherer no nosso idioma...vi que tem alguns bugs lá...é preferível só buscar em inglês para não passar muitas raiva xP).
Se fosse um sistema que gerasse o deck, tipo aquele deckchek.net, só que voltado para o público brasileiro, faria sucesso na minha opnião!
Eu que entendo inglês, mexo com área de informática e internet, acho muito confuso as siglas e a apresentação daquele site de vez em quando...noção de Interface Usuário-Máquina bem longe hehehe.

Mas só comentando sobre o relatado no post, hoje em dia todo mundo tem uma noção pequena, mas tem, de inglês...bem melhor que no passado.
Digo que é quase como se jogar vídeogame mesmo, e que bate com o já mencionado acima. Se decorar os efeitos da carta, o que não é difícil jogando sempre, é bem fácil.
Tenho um colega que não manja muito de inglês e fica querendo pagar mais caro em cartas em português (decks, etc) do que algumas cartas em inglês que acho para ele, exatamente por esse trauma...e por mais que eu explique e ele fale que entendeu, quando me pede para comprar algo vem a mesma de sempre: "Aqui...lá as cartas são em português né?" xP

Apesar de que só estou expressando minha opnião...entendi perfeitamente a idéia do que vc quis dizer eduardo. Achei a idéia interessante como o Jebb. Se ultimamente não estivesse tão apertado com Pós e dois empregos, poderia tentar fazer parte do que você sugeriu...projetando de cabeça não seria muito complicado de se fazer em PHP+SQL...contanto que desse para vincular os textos de ambos os idiomas de algum site. Quem sabe num futuro próximo =)

Abraço! ˆˆ

Profile  

PostPosted: Wed Jul 21, 2010 12:02 am 
Zumbi
Zumbi

magicjebb wrote:

Valeu a dica, Eduardo.

Legal saber da possibilidade de incluir essa funcionalidade neste site.

Profile  

Post new topic Reply to topic  [ 8 posts ] 

All times are UTC - 4 hours [ DST ]